sábado, 14 de maio de 2011

De Rio Grande para o mundo

A atleta riograndina Maurine Gonçalves vem ganhando cada vez mais destaque no mundo do futebol feminino. Um futebol que no Brasil ainda é pouco valorizado, e convive com uma estrondosa diferença entre sexos. A história de Maurine com o futebol começou ainda quando criança. Com sete anos de idade, a gaúcha e pequenina garota brincava de bola na rua com os amigos e com 15, já estava no time profissional de futebol do Grêmio e sonhava com o futuro nos campos do esporte que consagrara tantos brasileiros. Pelo seu sonho, esteve na capital gaúcha, passando por Paraná e Rio de Janeiro, até chegar em São Paulo e despontar de vez para o mundo do futebol.
Sua versatilidade e agilidade chamou a atenção do treinador Kleiton Lima, do Santos Futebol Clube, um dos grandes times do país que mais investem na categoria. Assim, em 2008, Maurine aportava na Vila Belmiro, lendário estádio, cheio de histórias do esporte e que agora, passa a escrever tantas outras entre as mulheres.
Polivalente, atua em várias posições, já que é ambidestra. No Santos, por exemplo, era titular absoluta da lateral esquerda, mas sempre que preciso, mudava de lado, e jogava na direita. No entanto, na seleção, suas grandes oportunidades, são no ataque onde faz uma dupla inpecável com a camisa 10 Marta.

Já em 2002, quando aos 16 anos ganhou a sua primeira oportunidade na seleção de base do Brasil, com o técnico Paulo Campos, na disputa da Copa do Mundo sub-20 no Canadá, entrou no decorrer das partidas diante do México (5 a 3 pro Brasil) e França (4 a 0 pro Brasil) nos lugares de Marta (então, também com 16 anos) e Kelly, que atuava no ataque, respectivamente. 

Maurine é dona de uma qualidade técnica incontestável, mas chama atenção também pelo preparo físico, e é claro a beleza de uma morena de traços marcantes e um sorriso que cativa a todos.

Atualmente Maurine se transferiu para a melhor liga de futebol feminino do mundo, a WPS como é conhecida a liga estadunidense, onde vai atuar ao lado de Marta, antiga companheira e eleita pela FIFA por 5 anos consecutivos a melhor jogadora de futebol do mundo.

Para a riograndina foi a realização de um sonho jogar na liga americana, mas ela também não esconde o desejo de voltar a atuar em seu país e ajudar a fortalecer ainda mais o futebol feminino e ficar mais próxima de sua família.

Nome: Maurine Dornelles Gonçalves
Nascimento: 14/01/1986 (25 anos)
Naturalidade: Rio Grande RS
Peso e altura: 52 kg / 1,59 m
Posição: Lateral esquerda/direita, atacante.
Clubes: Grêmio RS, Colombo PR, CEPE Caxias RJ, Araraquara SP, São Paulo SP, Santos SP.
Títulos: Prata nas Olímpiadas de Pequim 2008, Copa Libertadores da América 2009 e 2010, Copa do Brasil 2008 e 2009, Campeonato carioca 2007, Campeonato paulista 2010.
Clube atual: Western New York Flash (EUA) 



Link de reportagem do portal Terra sobre a transferência para o New York Flash:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use do bom senso em seus comentários.