Jogando no Vermelhão da Serra na noite desta quarta-feira, o São Paulo foi derrotado pelo Passo Fundo por 2×1 de virada,adiando o sonho de todo torcedor Rubro Verde, com a derrota o São Paulo ficou na quarta colocação da chave 3, e encerra a sua participação na divisão de acesso 2012.
Jogo:
O são Paulo largou cedo na frente do marcador, logo a um minuto de partida Rafael Refatti marcou para o São Paulo, em jogada de Maicon Sapucaia que roubou a bola da defensiva do Passo Fundo e picou o atacante Rubro verde na cara do gol, Rafael Refatti foi mais rápido que o goleiro Souza e desviou a bola para o fundo da rede, aos cinco minutos Alex cobrou falta e Souza faz a defesa parcial espalmando para escanteio.
O restante do primeiro tempo o São Paulo controlou bem o Passo Fundo e levou a vantagem para o intervalo.
No segundo tempo o Passo Fundo pressionou mais e aos 8 minutos chegou ao gol de empate com Guto em cobrança de pênalti, na marcação do pênalti Rodrigo Gaúcho levou o segundo cartão amarelo e foi expulso, ficando o São Paulo com um jogador a menos, o Passo Fundo marcou o gol da vitória aos 16 minutos com Diego de cabeça, após cobrança de escanteio.
Aos 21 minutos, o lateral Barão do Passo Fundo também foi expulso, o São Paulo foi para cima do Passo Fundo que se fechou atrás se defendendo, mesmo lutando muito o São Paulo não conseguiu modificar o placar.
Já o Rio Grande que tinha ficado no caminho, com uma campanha pífia, disputará a terceirona do Gauchão em 2013.
Após perder por 3x1 em Pelotas para o Farroupilha no dia 02 de maio, o Rio Grande escreveu mais uma triste página em sua história e na história do decadente futebol profissional riograndino.