A Seleção de Futebol da Espanha ganhou seu primeiro título de copa do mundo ao bater a Seleção holandesa que chegara pela terceira vez em uma final de copa e mais uma vez ficou com o gosto amargo do vice-campeonato repetido outras vezes em 1974 e 1978. Nem mesmo Robben, Sneijder, Van der Vaart e compania resolveram contra a técnica seleção espanhola que contava com o iluminado Iniesta que marcou o gol da vitória aos 10 minutos do 2º tempo da prorrogação quando tudo se caminhava para uma decisão em pênaltis, fazendo com que explodisse o grito de gol nas ruas de Madrid .
A “Fúria” que já detinha um titulo olímpico de 1992 e dois títulos da euro copa em 1964 e 2008, passa agora a configurar na lista dos seletos campeões mundiais.
Com um campeonato nacional considerado um dos melhores do mundo e super times aliados a uma nação apaixonada pelo futebol a Espanha mostrou ao mundo que merecia o título e apesar da violência e marcação imposta pela seleção “Laranja” levantou a taça mais desejada do mundo e sagrou-se campeão da Copa do Mundo FIFA de futebol masculino África do Sul 2010.
Em 2014 a copa será realizada no Brasil e tem tudo para ser um sucesso, mas até lá temos em 2011 a Copa America e Jogos Panamericanos, em 2012 Jogos Olímpicos e em 2013 Copa das confederações.
Times:
Holanda: Stekelenburg, Van der Wiel, Heitinga, Mathijsen e Van Bronckhorst (Braafheid); Van Bommel, De Jong (Van der Vaart) e Sneijder; Kuyt (Elia), Van Persie e Robben. Treinador: Bert van Marwijk.
Espanha: Casillas, Sergio Ramos, Piqué, Puyol e Capdevila; Xabi Alonso (Fabregas), Busquets, Xavi e Iniesta; Villa (Torres) e Pedro (Jesus Navas). Treinador: Vicente del Bosque.
Gol:
Iniesta, aos dez minutos do segundo tempo da prorrogação.
Cartões amarelos:
Van Persie, Van Bommel, De Jong, Van Bronckhorst, Heitinga, Robben, Van der Wiel, Mathijsen (Holanda); Puyol, Sergio Ramos, Capdevila, Iniesta, Xavi (Espanha).
Cartão vermelho:
Heitinga (Holanda)
Dados:
Estádio: Soccer City, em Joanesburgo Africa do Sul. Data: 11/07/2010. Horário: 15:30. Árbitro: Howard Webb (ING). Assistentes: Darren Cann (ING) e Michael Mullarkey (ING). Público: 84.490.
Elenco campeão:
1 - G - Iker Casillas - Real Madrid
2 - D - Raúl Albiol - Real Madrid
3 - D - Gerard Piqué - Barcelona
4 - D - Carlos Marchena - Valência
5 - D - Carles Puyol - Barcelona
6 - M - Andrés Iniesta - Barcelona
7 - A - David Villa - Valência
8 - M - Xavi Hernández - Barcelona
9 - A - Fernando Torres - Liverpool
10 - M - Cesc Fabregas - Arsenal
11 - D - Joan Capdevila - Villarreal
12 - G - Víctor Valdés - Barcelona
13 - M - Juan Manuel Mata - Valência
14 - M - Xabi Alonso - Real Madrid
15 - D - Sergio Ramos - Real Madrid
16 - M - Sergio Busquets - Barcelona
17 - D - Álvaro Arbeloa - Real Madrid
18 - A - Pedro - Barcelona
19 - A - Fernando Llorente - Athletic Bilbao
20 - M - Javi Martínez - Athletic Bilbao
21 - M - David Silva - Valência
22 - M - Jesús Navas - Sevilla
23 - G - Pepe Reina - Liverpool
Técnico - Vicente del Bosque